sexta-feira, 9 de outubro de 2009

GENEALOGIA DO MAL - IMAGENS E PENSAMENTOS

Ao compartilhar este tema que sempre martelou minha mente e coração. (Vide posts anteriores), onde relato algumas ações de quando ainda com meus 15 anos, incomodada com a injustiça e covardia de um sistema que alimentava e ainda alimenta o analfabetismo aliena pessoas lindas, honestas, inteligentes portadora de conteúdo significante que poderia contribuir para o progresso, social e político dessa nação que a exclui estratégicamente; mantendo-a calada e submissa, aceitando passivamente o estigma de ignorantes, de não saber e nem terem o que falar.

Por isso, desconhececem seus direitos, e nem se sentem parte, óbvio, do que diz no Art. 5º da Constituição Dederal do Brasil:
"...

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva; ..."

Me inscrevi como alfabetizadora, através do programa - MOBRAL, em 1972, até hoje, mesmo morando em outro estado, ainda sou lembrada por algumas pessoas. Embora, não fosse essa minha intenção e nem é glória apenas ser lembrada, sem falsa modesta. Porque o meu sonho era vê-los tendo um mínimo de vida dígna, conquistada com trabalho digno, com seus direitos mínimos atendidos como: Moradia, educação, saúde, segurança. Nem saneamento básico tínhamos naquele bairro.

Hoje, passados trinta e sete (37) anos, vejo a mídia notíciando estatísticas de que ainda existem:

14 milhões de analfabetos!

E, no ritmo lento que as ações ocorrem, serão necessários mais duas décadas para se extinguir o analfabetismo em nosso país.

E o que eu tenho feito para acabar com esse absurdo?

Continuando.

Alguns anos depois quando inconformada por morar num lugar conhecido mundialmente como CIDADE MARAVILHOSA, onde a "MARAVILHA" era, e é, apenas para uma parte da população que mora na Zona Sul (leia-se ricos), indagava por que lá eles têem direito a tudo, saneamento básico, coleta de lixo, metrô só passa por lá.

Nós outros, éramos e ainda somos: SUBURBANOS, MATUTOS; (com entonação de desprezo), viajantes de trem e carregadores de marmitas que só servem para serviço braçal e subalterno (leia-se Burro de carga).

Sinto necessidade de deixar evidente que a intenção não é a "adoração ao mal ou ao baixo astral", muito menos que nos comportemos como masoquistas sentindo prazer em remoer o negativo, de jeito nenhum. Quem me conhece sabe que não faz parte de mim.

Mas, também é verdadeiro que não dá pra ser FELIZ POR INTEIRO, SORRISO EXPONTÂNEO E VERDADEIRO, quando eu tenho conhecimento do que está acontecendo com a humanidade, com a sociedade da qual faço parte. E aceito ser apenas um espectador, fingindo estar tudo bem pra não "sofrer", ignorar o sofrimento de quem realmente necessita de apoio e ajuda.

Não é DAR o peixe. Mas, ensinar, mostrar os caminhos de como pescar; não estou falando de esmolas, favores que aprisionam o outro como eterno dependente. Mas, proporcionar a LIBERDADE desse indivíduo através da educação e informação.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (João 8:32).
Ao invés disso, prefiro me alienar usar subterfúgios como músicas de letra sem conteúdo e totalmente sem sentido, que em nada me estimulam a pensar, refletir. Pelo contrário gastamos horas infinitas assistindo programas de mesmo perfil, nos mantendo muito bem "informados", qual a mais nova sensação no mundo das celebridades, quem casou com quem ou quem traiu quem, e tantas outras bestialidades que nos adormecem e nos mantêm paralisados, algemados e "felizes" .

Alguns usam a
religião como droga se conformando com a situação como se fosse "vontade de Deus", ou ação do diabo, assim se exime da responsabilidade das consequencias de sua frieza, indiferença, egoísmo e nem para pra analisar que se manter paralisados, omissos com uma vida sem significado; essa sim é uma ação maligna.

Como eu creio que cada um de nós que está nesse mundo tem um propósito, uma missão de fazer diferente, de contribuir positivamente onde quer que estejamos ou façamos não posso aceitar ficar me comportando como se minha missão fosse a de um insano. Rir do que não tem graça, fazer e rir de piadas discriminatórias: Sobre a mulher, sobre o idoso, o negro, do pedrinho que sacaneia a professora em sala de aula do pobre e do rico, do portugues, do nordestino, do homossexual, das religiões, etc.

Que postura cômoda a minha ficar imóvel, omitir, consentir, incentivar, permitir que os que me cercam alimentem a cultura dos pitboys, de que comigo é na "porrada", da intolerância, de que experto é quem trapaceia, quem não devolve o troco dado a mais, quem vende novecentos gramas e cobra o p
reço de um quilo, de quem num transporte coletivo finge não ver o mais velho, a grávida, o deficiente e fecho os olhos para pensarem que estou dormindo, de que jogar lixo pelas ruas é normal porque todo mundo faz, já
ouvi pessoas dizerem que procurar lixeira na rua para se desfazer de um chiclete é coisa de fresco.,
De que homem que é homem é aquele que tem várias mulheres, que transa com qualquer uma, sem responsabilidades com sentimentos ou consequencias de filhos seja em qualquer idade adolescente pior ainda. Da mulher que acha que para ter igualdade de direito é copiar, reconstruir todo caminho desgraçadamente infeliz e desumano dos homens da desonestidade, infidelidade, hora da vingança: "-... eles fizeram tanto com a gente, agora é hora de revidar, de fazer o mesmo que eles fizeram."

Absurdo !!


Por que a gente não se une a inspiração e sensibilidade de Elisa Lucinda, e a voz de Ana Carolina? Veja o que ela diz (vide o post, SÓ DE SACANAGEM - Elisa Lucinda) - Que extranhamente, este post, não recebeu nenhum comentário.


Por
que não nos mobilizamos de forma alegre, festiva, até porque é mais envolvente e natrual do nosso jeito latino de ser? A propagar aos nosso filhos, a todos os adolescentes, jovens, homens e mulheres, vovôs e vovós, pobres, ricos, intelectuais e aos incultos de que é possível mudar e que para mudar necessário se faz que eu transforme o meu universo interior, só depois posso influenciar começando com minhas ações influenciar o pequeno mundo que é a família, depois minha vizinhança, colégio, igreja, trabalho e consequentemente a transformação da sociedade como um todo.

Estejamos atentos a genealogia do mal para não olhar só para os outros. Esquecendo que a mudança, as transformações começam em mim.


Por conta de toda vivencia e reforçada pelos feedbacks recebidos no post anterior: GENEALOGIA DO MAL. Não senti plenamente atendida minha motivação de compartilhar algo para mim tão importante.

Buscando aprofundar o tema, afim, de trazer uma reflexão mais profunda e principalmente mobilizadora, encontrei esse video que respalda catedraticamente meus sentidos.



2 comentários:

  1. Demorei um século, mas finalmente li e achei muito interessante o texto acima, concordando com tudo o que li. O maior barato de se ler é ter imprimido um pensamento que muitas vezes é como o nosso, mas que não conseguimos expressar. O mundo precisa de pessoas que pense como voce e que tambem tenham atitude como voce teve tempos atrás. É uma pena que com o tempo os nossos sonhos juvenis se transformem em corrida atrás de dinheiro e sucesso, nos esquecemos um pouco do outro e focamos no nosso eu. Temos que resgatar em nós o desejo de mudar o mundo como tinhamos em outros tempos...
    Nada É Impossível De Mudar (Bertolt Brecht)
    Desconfiai do mais trivial ,
    na aparência singelo.
    E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
    Suplicamos expressamente:
    não aceiteis o que é de hábito como coisa natural,
    pois em tempo de desordem sangrenta,
    de confusão organizada, de arbitrariedade consciente,
    de humanidade desumanizada,
    nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Emocionante.

    Mas, hj penso q se nós não conserguirmos crescer, relizar sonhos família, moradia, certa independencia financeira. (isso td sem exageros sem ganânncias. Só assim poderemos incentivar, animar, servimos de testemunho real para quem ainda não encontrou algum caminho. E sabemos como é difícil.
    Mas, sabemos também que não é impossível.

    vc é um grande exemplo, um grande incentivador com o testemunho da tua vida.

    Me orgulho de ti.

    bjsssss

    ResponderExcluir

- COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES.
- Depois de comentar. Indique para um amigo.