sábado, 13 de junho de 2009

DOR DA MINHA ALMA

"Felizes os que choram, porque serão consolados." Mat. 5:4

Essa certeza eu tenho em TODOS os momentos de choro que já tive no decorrer desses 52 anos de existência. Eu recebi consolo de Deus.

Mais um papel na minha caixa de lembranças.

Essa foi uma oração que escrevei, em Maria Farinha/Pernambuco; num treinamento realizado pelo setor da Visão Mundial, (A Visão Mundial é uma Organização Não Governamental (ONG) Cristã Humanitária e de Desenvolvimento criada em 1950 e presente em aproximadamente 100 países. Trabalhando no Brasil desde 1975 com o enfrentamenbto da pobreza e da exclusão social.)

Eu era responsável por toda preparação e organização dos Encontros e treinamentos, onde trabalhávamos: Desenvolvimento Pessoal, Planejamento Pessoal, Missão Pessoal, etc.

Era um daqueles momentos muito conturbados da minha vida. Agravado devido a tantos acontecimentos na minha vida familiar, vivenciados desde o ano de 1997. Naquele momento, eu estava esgotada. Esse ano era 2002, acabava de ser definida minha separação que se arrastava há alguns anos, ainda bastante sofrida com um problema vivido por um dos meus filhos. Mas, como havia aprendido com meus pais, continuava trabalhando e acreditando que tudo ia ficar bem. Era só uma questão de tempo. Só que nessas horas, o tempo é infindo.

Há bastante tempo eu vinha com uma agenda bastante cheia. Trabalho tempo integral, faculdade à noite, curso de inglês aos sábados além de quatro filhos, minha mãe que veio morar comigo depois que meu pai faleceu e toda demanda de uma casa. Tudo isso para administrar. Emocionalmente eu estava muito fragilizada, fisicamente esgotada, mental e neurologicamente estressada.

Preparei o encontro; Apresentação em Power Point, apostilas, escolher textos, enfim, tudo que um bom curso necessita. Quem ministrava era Carlos Queiroz, naquela época ele era responsável por esse setor em todo Brasil. Muitas vezes, ainda era e ainda é, convidado para ministrar em outros países, principalmente da América do Sul. Está sempre viajando. Falarei sobre ela em outro post.

Bem, assim que todo material estava pronto. Eu comecei a me sentir muito mal com a viagem. Como se tivesse um presságio. Não queria de forma alguma viajar. Chorava muito. Só que eu era a única pessoa que trabalhava nesse setor junto com o Carlos. Profissionalmente tive que ir. Lembro-me que fomos de ônibus para Natal, lá nos enontramos com outros funcionários da base de Natal, e de lá fomos de carro até Recife, de Recife para Maria Farinha. Lugar belíssimo! Hotel delicioso. Mas, nada me animava.



Primeiro dia, cumpri todo o ritual necessário para montar o auditório para o treinamento. Realizamos a primeira parte, paramos para o almoço. Fui para o apartamento e lá eu tive uma absurda crise de choro. Só voltei para o auditório no terceiro momento. E era justamente o momento de reflexão, onde após lidos alguns textos, nos foi sugerido escrever um pedido, uma oração. Momento de lamentação a exemplo de muitos salmos na Bíblia onde os salmistas, desabafam suas amarguras, lamentam suas dores, suas fraquezas, seus pecados e imploram, misericórdia. E eu fiz a minha. Alguns colegas de outros estados que se estavam naquele encontro me pediram para copiar a oração. Então, eu acho que de alguma forma eu consegui por no papel não só as minhas dores, mas de outros. Pode ser a sua também. Mas, nunca se esqueça e tenha absoluta certeza de que:

"O choro pode durar uma noite. Mas, a alegria vem ao amanhecer. Salmos 30:5"

Transcrição da minha Oração

Deus, tenha misericórdia de mim, tenha misericórdia de mim...!

Senhor Tu sabes como estou, o que sou e porque estou assim... e Tu sabes também que não encontro nas palavras uma que represente ou que expresse sentimentos tão confusos, angustiantes que estão quase me levando ao desespero. Me desespero quando imagino que o Senhor não me fez essa pessoa amargurada e que não consigo mais sentir a alegria que o Senhor havia me presenteado...

Eu fiz algo que a destruísse, Pai? Quero me redimir... Mas... me redimir de quê? Se não estou vendo nada, não consigo lembrar onde se quebrou, se rompeu...!

Pai mostre-me os caminhos, as soluções.
Pai me faça ver o caminho que por ventura o Senhor já tenha me mostrado,
abra-me os olhos para ver o que Tu Senhor, já tenhas colocado na minha vida, nas minhas mãos, na minha família, no meu trabalho e que eu ainda não tenha conseguido enxergar...

Pai me perdoe pela cegueira, ou surdez que por acaso esteja me encarcerando nesse malzoléu tão profundo de amargor, desilução, desesperança.
Gosto de morte, desejos de morte, se contrapondo a vontade de viver intensamente feliz e alegre.
Gosto de morte, se contrapondo a facilidade que os meus olhos tem de contemplar a natureza magnífica que o senhor nos deu... a saúde, os verdadeiros amigos...

Pai, livra-me da angústia, desse aperto no peito, dessa dor no meu coração... não quero me fazer de vítima, nem estou a busca de chamar atenção, só se for a TUA ATENÇÃO...
Preciso que venha do Senhor, segundo a TUA VONTADE o acalmar da minha alma. Que o senhor coloque de volta no meu rosto o sorriso da alegria verdadeira e nos meus olhos o refletir de uma alma que esta tranquila no Senhor.


Amém.
Recife - 10/10/2002.


Um comentário:

  1. Espetacular! Magnifico! Simplesmente Maravilhoso, posso ver perfeitamente que Deus existe através da sua vida. Lembra Adna quando você um dia me disse; Eliane não sei porque Deus só me escuta quando eu tenho perdido todas as minhas forças. Eu respondo agora, porque ele queria que você abençoasse vidas com a sua vida. Que DEus te Abençõe.

    ResponderExcluir

- COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES.
- Depois de comentar. Indique para um amigo.