terça-feira, 10 de maio de 2005

FUI NOTÍCIAS NOS PRINCIPAIS JORNAIS DO RIO DE JANEIRO

Através desse episódio, conhecemos o MAB – Movimento de Amigos de Bairros. Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu. Lá fiz muitos amigos, Lúcia Souto, médica e militante do PCB, juntamente com seu esposo também médico Dr. Antonio Ivo, a médica ????. Dra.... e seu esposo.... de um partido radical clandestino.

Da ....... do PC do B. Da Lurdes, da Nice...

Com o a experiência e apoio do MAB;


Grupo de Mulheres – em reunião na sede do MAB – Centro de Nova Iguaçu, eu na fileira sentadas de blusa vermelha à direita. Nessa época eu era segunda secretária da Federação.

Tentamos entrar em acordo com o Sr. Luis. Mas, ele não abria mão em ceder a legitimidade da AMAPA para a comunidade. Então, foi fundada em reunião participativa de mais de 80 moradores que compareceram na pracinha que ficava que servia de campo atendendo convocação e aprovaram assim de pelada na Estrada do Riachão, depois denominada de Estrada da Palhada. A Associação de Moradores de Vila Marina, com sede provisória.... Muitas lutas se travaram, especialmente com os Prefeitos de Nova Iguaçu, para reivindicar escolas, ônibus, saneamento básico, segurança para aquela comunidade que já se passaram quase 20 anos que eu mudara para lá e nenhum dos Prefeitos ou Governadores do Estado, lembravam de que existíamos.

Certa vez participava da inauguração de uma fábrica de peças para saneamento, como representante da Federação das Associações de Moradores do município de Nova Iguaçu e da comunidade que morava. E lá estava o então Governador do Rio de Janeiro já falecido Leonel Brizola, durante o evento, numa aclamação aos CIEP’s - Centro Integrado de Educação e P... , apelidados de Brizolões, eu no ....... da idade indignada, por vivenciar juntamente com a comunidade o sofrimento das famílias que precisavam matricular seus filhos nos Ciep’s do bairro, infelizmente quem “mandava” nas vagas era uma vereadora do PDT – da própria comunidade. Através de cartas de indicações dos seus apadrinhados, bloqueava a seleção justa das famílias sob critérios pré-estabelecidos pelo próprio programa do CIEP. Ao interromper seu discurso inflamado denunciando o que ocorria lá no município; com a frase: “-são todos manipulados por políticos.” Ele indignou-se e perdeu o controle da situação, assim como eu, que subindo na cadeira tentava me fazer ser ouvida por ele que contra atacava.
A falta de controle foi tamanha por ambos que ele como político experiente...deferiu a infeliz e malfadada frase que a mídia se apegou para atacá-lo através de mim, que era simpatizante dele. “- Quando um burro fala o outro abaixa a orelha” Daí, todos os repórteres que cobriam o evento se voltaram para me entrevistar.


No dia seguinte (dia 11/04/1986), eu estava ainda me refazendo do ocorrido. Quando chegou lá no bairro um carro do Jornal “O Globo” que passou quase que o dia inteiro em nossa comunidade entrevistando e conhecendo nossa realidade.

Isso, muito pouco ajudou nossa comunidade; porque além é claro, dos políticos de oposição do Governador ter nos procurados com várias promessas; também recebemos muitas correspondências e apoio de cidadãos simples como a Dra. Clara Sambaquy e seu esposo Sr. José... eles moravam em Ipanema, Zona Sul do Rio e se interessaram em ajudar a Escola Comunitária “Castelinho Encantado”, e graças a esse casal , o prédio foi melhorado com várias obras como laje, material didático mais sofisticados.







Essa era uma Festa de Natal realizada na Escola e contou com o apoio da Dra. Clara e seu esposo.








As Professoras: Claudia, Raimunda (Ra) e Vera

UMA PASSEATA NO CENTRO DE NOVA IGUAÇU.

Eu de bolsa atravessada e de mão dada com Lúcia Souto do PCB em 19...


















25/04/1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES.
- Depois de comentar. Indique para um amigo.