sábado, 25 de janeiro de 2025

UMA SEMANA - DESAFIADORA

 SARCÁSTICO 

Sarcasmo e Ironia são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurativo. Essas palavras derivam do grego. Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”


o SARCASMO fere tão profundamente, que a gente até duvida do que sente. (vide audio no wts, às 17:59h, de hoje, dia: 25/01/2025)

UMA SEMANA - DESAFIADORA (não sei se essa palavra define bem o turbilhão de acontecimentos desde a segunda-feira, quando viajei de Fortaleza para Preá com a Mérilin. 

Antes de subir no ônibus na rodoviária do Antonio Bezerra, após despachar as bagagens levo uma queda e meu corpo inteiro foi ao chão.

Ainda saí de boa, ja que só arranhei um joelho q apesar da dor não quebrou nada e o celular que estava em uma das mãos não quebrou apesar da pancada no chão.

Viagem cansativa. Mas, eu tinha um,a boa expectativa.


.

.

.

.

.

Um monte de coisas pra escrever e não consigo organizar as palavras, formar frases coerentes e narrar. 

Parece que habituei meu cérebro a bloquear as palavras, no intuito de controlar minhas emoções.

.

.

.

Na tarde de hoje, sábado, 25/01.

Exausta, cansaço físico, mental e o emocional querendo explodir e eu o segurando.

Deitei na rede, embaixo do pé de caju e sem almoçar, ja era 15:00 hras, ali fiquei, o loro chegou comecei conversar e senti a dor do meu peito forçando a barra pra saír. Mas, como Loro é só um amigo, não íntimo. tinha que continuar escolhendo as palavras, controlando o que a boca queria vomitar tudo que doia por dentro. Em seguida a Évelin chegou. E eu a ouvi desabafar. tentei mais uma vez aproximar nossas falar da compreensão mútua. Mas, não deu. Doeu de novo e mais intensamente. Pois nós não conseguimos nos fazer entender. Loro já tinha ido embora.

Há muito venho ouvindo julgamentos de que fulana, fulano é egoista, que ^nossa fampilia`é desunida, cada um no seu mundo desabafa ao dizer: eu me sinto só, não há apoio, ajuda, etc... Cobram uns ao outros gratidão de coisas... se sentem absurdamente feridas/o por interpretar as atiudes dos outros e não observam suas atitudes. 


A Psicologia fala sobre o julgamento

Parece comum ou natural o ato de julgar o outro, e também a si! Pode até ser comum, mas não saudável para nós mesmos julgar as outras pessoas. O ato de julgar tem muito de nós mesmos, particularmente do lado frágil ou dos chamados “defeitos”."
Pra uma mãe que ouve os vários lados isso fica tão nítido,
Mas, como dizer com todas as letras, se estão tão sensíveis e reativos que não ouvem e passam a agredir e transformam quem está em busca de apaziguar em vilão, agressor?
NÃO  VALE A PENA! 
Os EGOS são tão inflados que não baixam a guarda, nem pra ouvir o que a outra pessoa tem a dizer e poder discordar da fala do outro. A CERTEZA, se torna em VERDADE ABSOLUTA e ai de quem chame para refletir e rever sua posição. Como disse anteriormente, se torna RÉU.
Eu venho há tantos anos me silenciando, pq falar das dores que me causam é ouvir que estou fazendo DRAMA, 
Há quantos anos enfrento TODAS as SITUAÇÕES sozinha e não recebo empatia da parte da maioria. Uma ou outra, em ocasiões de extrema fragilidade e com muito "conselhos e orientações" de quem NÃO FEZ um décimo do que já fiz nessa vida,; das resiliencias, do quanto de TUDO que abri mão em prol do outro. (não ouso escrever a palavra "FAMÍLIA" pq to cansada de sentir TANTA DOR, de ouvir INCESSANTEMENTE que "NOSSA FAMÍLIA" é desunida e todos os adjetivos NEGATIVOS e desqualificantes). E me tritura por dentro TODAS AS VEZES que ouço essa frase. 
Pausa pra chorar...
Dói até pra escrever que eu enfrentei tudo sozinha por amor a eles, Não é cobrança, não é lançar em rosto, seria, se eu tivesse coragem de enfrentar os gritos e ataques de raiva, manipulam qualquer manifestão contraria aos seus proprios umbigos e que também usam como forma de manipular o que seria um dialogo para trazer as consciencias de que sofrimento por sofrimento, todo mundo sofre. Por isso existe a EMPATIA, que não é usada entre nós, pelo menos, não na maior parte do tempo e nem por todas as pessoas que compôe essa "família" Que hoje é composta de duas pessoas com 43 anos de idade, uma de 34 e um de 33.

Alguns registros desta semana.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

- COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES.
- Depois de comentar. Indique para um amigo.