terça-feira, 29 de setembro de 2009

SE EU NÃO MUDAR, NADA MUDA

Olá, estive em "off" durante esses dois últimos meses por vários motivos.

Novas vivências, novos desafios de crescimento, amadurecimento e aprendizado. Afinal, a vida é dinâmica...! :)

Dentre tantas outras leituras destaco o livro: MULHERES OUSADAS CHEGAM MAIS LONGE, da psiquiatra, pesquisadora e escritora Dra. Lois P. Frankel; onde ela trata dos erros que a maioria de nós mulheres cometemos por conta da cultura e educação que recebemos e que nos impedem na maior parte das vezes de galgarmos altos cargos corporativos.

Nessa área ela diz ter computado
101 erros que são citados e exemplificados com "cases " e em seguida com sugestões de mudanças.

Saltou-me aos olhos o óbvio: Como nós Seres Humanos não somos compartimentados, - a visão holística -, esses erros também aparecem e nos atrapalham no nosso papel como mães; na forma de relacionar, de educar nossos filhos; de formarmos a próxima geração de indivíduos que formarão uma “nova” sociedade.

MÃE OUSADA CHEGA MAIS LONGE - No preparo de seus filhos para vida, formando homens e mulheres cidadãos conscientes de seus deveres e éticos; e na sua própria realização como educadora.

NADA MUDARÁ SE EU NÃO MUDAR - Todos nós já sabemos que as mudanças nos seres humanos, principalmente as mais marcantes acontecem de dentro para fora. Porque é dentro do nosso coração que tudo acontece.

Jesus quando diz:
“não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco arvore má que dê bom fruto” (Lc 6.43),

Ele, Jesus, está falando do coração humano.


Em Pv afirma: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração; porque dele procedem as fontes da vida”(Pv 4.23).

Na verdade, esta é a preocupação de Deus, desde o AT até o NT.

- Um dos grandes problemas com o nosso coração, é que nós mesmos o desconhecemos. Ele é muitas vezes misterioso, confuso, dúbio.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Ez 17.9).

Este texto nos ensina três coisas complicadas sobre o nosso coração:

a)- Ele é enganoso – nunca sabemos como ele reagirá em situações de provações e tentações, em situações provocativas e de ameaças. Como reage nosso coração? “O coração tem razões que a própria razão desconhece” (Shakespeare).

b) Ele é desesperadamente corrupto – Tem uma disposição para o mau, e a Palavra de Deus nos diz que tipo de corrupção ele enfrenta. Ele é profundamente corrupto. Não sabemos o potencial para a corrupção que ele tem, mas sabemos que é desesperador.

c)- A dificuldade de o conhecermos – O texto não diz que é difícil conhecer o coração dos outros, mas o próprio coração. Não sabemos a natureza de nossos próprios sentimentos e atitudes.

Não adianta eu treinar um novo papel para desenvolver como fazem os atores. Inevitavelmente a máscara cairá e será então revelado o nosso verdadeiro EU.

Se a motivação for só externa não durará e muito menos teremos os resultardos positivos que almejarmos.

Tenho uma amiga que também é mãe e conversamos muito sobre esse papel que desenvolvemos.

Outro dia ela me perguntou o que eu achava. Sobre os últimos sentimentos que ela vem experimentando no relacionamento com seus filhos. Então, chegamos a seguinte conclusão:


NADA MUDA SE VOCÊ NÃO MUDAR

Lembrei-me de uma frase dita por Stephen Covey, autor do livro: Os 7 Hábitos das pessoas altamente Eficazes.

"Vencer é um hábito. Assim como fracassar."

Se nós mães continuarmos com a postura de superprotetoras, sem dar chance aos nossos filhos de pilotarem a aeronave de suas vidas, corremos o risco de nos sentirmos fracassadas por ter que assistirmos ao fracasso deles. Sem nos darmos conta de fomos responsáveis por não treiná-los e por mante-los no distantes do leme mesmo quando as intempéries advirem e que sempre em qualquer lugar do planeta elas surgirão. É inevitável!

Mas, nós mães, em nome de um amor superprotetor e egoísta, sim! porque não atentamos que precisamos enquanto aqui estamos, prepara-los para quando não estivermos por perto " protege-los", orientá-los.


E aí, como eles reagirão? Com gritos e ataques histéricos, chorando, com arrogância e agressividade, na tentativa de esconder a insegurança e desconhecimento de como como se comportar proaativamente nas situações de pressão e de frustração que são inerentes a vida?

Depois diante dos meios de comunicação arregalamos os olhos e perguntamos estupefatos: - Como acontece isso, meu Deus? Tão jovem, tão moço, tinha uma vida inteira pela frente.

Precisamos rever nossos conceitos e valores e mudarmos muitos de nossos hábitos para não continuarmos choramingando sobre alguns comportamentos de nossos filhos. Lembrando, claro, de não ferirmos ou ignorarmos o que é singular em cada indivíduo.

Como despertar e motivar a cultura de características, importantes e necessárias a qualquer tipo de estrutura social por ser a melhor maneira de convivermos em sociedade de forma mais harmônica:

Alguns especialistas em comportamento dizem que essas características são mais afloradas nas mulheres.

Se as temos, precisamos influenciar os homens em nome de um mundo melhor.


a) Espírito Cooperativo;

b) Flexibilidade;

c) Percepção das necessidades dos outros

d) Capacidade de agregar pessoas e o

e) Uso da Instituição (empresa, escola, faculdade, casamento, os espaços públicos, etc.)

Reproduzo aqui o comentário de uma leitora do nosso blog no texto: Novo Momento. Pois veio bem a calhar com o turbilhão de questionamentos q alucinam minha mente e aceleram meu coração. Ei-lo:

“...A família é o primeiro grupo social a que está submetido o homem, enquanto membro deste grupo, o ser individual aprende a se relacionar com o meio e a tornar-se então um ser social... Resumindo precisamos uns dos outros, portanto: é preciso saber viver. Vive melhor o ser que consegue compreender que o social é determinante para o individuo, e que o inverso também é procedente. Não existe superioridade, apenas relacionamento entre individuo e sociedade um não existe sem o outro.”

Sem sombra de dúvidas isso é verdadeiro. Mas, o que estará acontecendo conosco enquanto indivíduos e com nossa sociedade? Como muito bem colocado; Um não existe sem o outro. E acrescento: O estado como um está, reflete indubitavelmente no outro.

Se o indivíduo está mal isso é sentido na sociedade.

Se a sociedade trata mal o indivíduo, este se desintegra:

Proximo post - a Genealogia do mal do nosso século.


Aguardem.

7 comentários:

  1. Parabéns Adna!! vc voltou por cima! nada como passar por uma experiência primeiro para crescer depois, o bom de tudo é que vc ainda pensa em nós, que podemos crescer junto com vc. beijos

    ResponderExcluir
  2. Ok... muito obrigada pelo apoio. Fiquei curiosa pra saber quem és. Mas, vou conte-la e simplesmente te agradecer pela atenção.
    beijo p/ vc tb. :)

    ResponderExcluir
  3. ...E então começa
    A aporrinhação:
    Cocô está branco
    Cocô está preto
    Bebe amoníaco
    Comeu botão.
    Filhos? Filhos
    Melhor não tê-los
    Noites de insônia
    Cãs prematuras
    Prantos convulsos
    Meu Deus, salvai-o!
    Filhos são o demo
    Melhor não tê-los...
    Mas se não os temos
    Como sabê-los?
    Como saber
    Que macieza
    Nos seus cabelos
    Que cheiro morno
    Na sua carne
    Que gosto doce
    Na sua boca!
    Chupam gilete
    Bebem shampoo
    Ateiam fogo
    No quarteirão
    Porém, que coisa
    Que coisa louca
    Que coisa linda
    Que os filhos são!(Enjoadinho - Vinícius de Moraes)
    Agora q estou do outro lado, compreendo bem esse dilema horroroso e belo q é ser mãe. Foi-se embora o sossego e isso não é temporario, porem acredito q quem é mãe de verdade nao quer nem imaginar ter de volta a despreocupaçao q tinha antes de ter filhos. O q nos resta é curtir bons e maus momentos, chorar, ter raiva de tudo as vezes... faz parte do nosso show meu amor!!!

    ResponderExcluir
  4. hehehehehe...

    Lindo Lígia!

    Essa é minha sobrinha !

    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. FILHOS presente de GREGO ou de DEUS?
    Esperamos anciosamente nove meses por eles, sofrendo todas as nudanças internas e externas que acontece em todo o nosso corpo. Dai chega o tão esperado dia em que vamos nos livrar de todo aquele peso, enjoo,inchasso...então viramos uma usina de leite, ao dispor deles, indiferente de hora e lugar. Então eles começam a provar novas reeições novos habitos e la vamos nos outra vez, nos preocuparmos com os dentinhos que aparecem, nos primeiros pacinhos meios tropegos, sempre atentas querendo sempre esta segurando mas tambem deixando-os aprender a ter equilibrio, quando não querem se alimentar direito, viramos palhaços, super herois,todos os tipos de transportes(como aviãozinho, trenzinho).Então chega o primeiro dia de aula, eles ficaram um grande tempo sem nos,muitas vezes eles reagem mal, choram, batem nos colegas, mas na grande maioria das vezes somos nos que mais uma vez agimos mal, falamos que iremos embora mas ficamos escondidos,de ves enquando colocando so um pouquinho da cabeça para vermos se ele esta bem, choramos...Ai eles se acostumam tão bem que querem ficar definitivamente sem agente, ou pelo menos se divertirem sem nos estarmos por perto, porque para lavar roupa, fazer comida e realizar seus desejos continuamos sendo a numero um.
    È nessa hora que cai a nossa ficha e nos questionamos se eles querem uma mãe ou um genio da lampada maravilhosa, que o esta conosco não é mais um prazer mas um meio pelo qual adquirem seus dezejos de consumo e ai de nos se não os realizarmos, porem quando realizamos os seus desejos nos realizamos mais q eles e quando não o fazemos ficamos muito mais desepcionadas do que eles.Não vemos a ora deles crecerem para termos nossas vidas de volta, mas como podemos tela se eles tomaram um espaço tamanho, eles são a nossa vida, dão trabalho com certeza, mas quando estão triste estamos tambem, se sentem alguma dor ela doi mais em nos, se estão alegres chegamos aos ceus, se conquistam seus objetivos é o nosso apogeu. E ai o que podemos responder, presente de GREGO OU, nem preciso terminar eles são presente de Deus , são eles que não nos deixa desistir,de lutar,crer ...viver.
    O senhor Jesus, salvo-me da morte eterna e deu-me o melhor presente, os meus filhos.

    ResponderExcluir
  6. Lena!

    Que lindo!

    Chorei ao ler seu comentário.

    Não preciso dizer mais nada.

    obrigada por comentar.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. nao deixe que coloquem palavras onde nao existe ideias pilotem seus sonhos sejam donos de suas cabeças

    ResponderExcluir

- COMENTE, OPINE, DÊ SUGESTÕES.
- Depois de comentar. Indique para um amigo.